Quando falamos de um imóvel de alto padrão, muito provavelmente nosso primeiro pensamento está nos acabamentos e decoração estilosa de um imóvel já estruturado e pronto para receber seus moradores com harmonia, tranquilidade e conforto. Esta visão é correta, mas um empreendimento vai muito além disso.
São necessárias várias etapas assertivas e muito bem planejadas para que os imóveis nele construídos entreguem tudo que as famílias e empresas merecem para viver e crescer neles. Entre as principais partes do processo de edificação de um empreendimento de alto padrão, como o Residencial Orquídea, estão a escolha e nivelamento do terreno, fundação, alvenaria, instalações e revestimentos.
• Entenda mais sobre as etapas de construção de um empreendimento
Terreno:
Todo o projeto nasce de verdade, com suas dimensões e possibilidades, após a análise e escolha do terreno. Esta etapa tem suma importância pois uma definição assertiva de um lote a partir de suas características permite o desenvolvimento de um empreendimento completo e de alto padrão. Neste momento, são levados em consideração aspectos como localização e área do terreno, além de características mais técnicas, como geográficas, topográficas e burocráticas. Após a escolha, o lote ainda precisa passar por um nivelamento adequado para, enfim, dar início de fato à obra do empreendimento.
Fundação:
Esta etapa tem papel fundamental, pois é ela que garante a estabilidade e a segurança necessárias para a construção da estrutura do empreendimento. Nela, precisam ser levados em conta aspectos como peso da própria edificação, ações do vento (principalmente para empreendimentos com muitos andares), tipo do solo ou rocha, sobrecarga e muito mais. A fundação fica localizada abaixo do nível da rua e, assim como grande parte do restante da edificação, é feita em concreto armado e estruturas metálicas.
Alvenaria:
Depois da etapa da fundação estar finalizada, passamos para a construção da estrutura externa do empreendimento. Ou seja, neste momento o foco está concentrado no levantamento da edificação. Assim como na fundação, esta etapa possui um tempo maior de execução, afinal, dependendo dos projetos, são andares e andares de estruturas e detalhes que precisam ser construídos de maneira correta e segura.
Instalações:
Esta etapa pode ocorrer concomitantemente com a alvenaria ou após. Neste momento, são realizadas as instalações elétricas, hidrossanitárias e complementares, também seguindo o projeto do empreendimento. Trata-se de uma etapa onde as alterações são, em sua maioria, internas na estrutura da edificação.
Revestimentos:
Diferentemente das instalações, a etapa dos revestimentos já começa a dar a verdadeira “cara” do empreendimento. Nela, são realizadas as pinturas, instalação de acabamentos, janelas, portas e tudo o que fica realmente evidente para o público em geral, tanto na parte externa da edificação, como na interna, em unidades residenciais ou comerciais e espaços de uso comum. Focar em produtos de qualidade e esteticamente diferenciados nesta etapa é importante para transmitir o conceito de alto padrão que o empreendimento precisa ter.
Vale destacar também que, aliado a todas estas etapas acima, é fundamental também um investimento financeiro que dê aporte para a construção do empreendimento. E isto ocorre através do entendimento qualificado de investidores de que um imóvel na planta é uma das principais formas de aplicação de recursos para futura rentabilização.
A Construtora São Miguel é referência na construção de empreendimentos de alto padrão na Encosta da Serra, uma região sinônimo de desenvolvimento e de belezas naturais. Conheça mais detalhes dos nossos empreendimentos e encante-se!
Comments are closed.